terça-feira, 18 de maio de 2010

Decore sua sala de jantar

Normalmente reservadas para ocasiões especiais, a formalidade das salas de jantar têm vindo a tornar-se mais casuais, mas sem perder o encanto de ser um dos locais mais especiais de uma casa... O ideal é que a sala de jantar seja propícia ao convívio, e para isso deve ser decorada com muita elegância e conforto.

O ponto central de uma sala de jantar é a sua mesa. Sua escolha deve ser ponderada... a dimensão da mesa deve ser sempre escolhida tendo em conta o espaço disponível: certifique-se que as pessoas sentadas terão espaço suficiente para as pernas, para se levantarem e circularem sem incomodar o restante convidados. Um dos modelos de mesa de jantar mais procuradas são as extensíveis, que crescem conforme a necessidade. Mas existem outras soluções, como a mesa redonda, que é a preferida para conversar e que suaviza uma sala muito rígida; uma pequena mesa quadrada, que é a melhor solução para um espaço apertado; e por fim, as mesas retangulares e compridas, que favorecem as salas retangulares.



Escolhida a mesa, é hora de escolher as cadeiras, e hoje vale tudo em torno da mesa de jantar. Desde um conjunto de cadeiras iguais, a cadeiras diferentes, passando por pequenos sofás ou mesmo cadeiras de um lado e um sofá do outro. A escolha dos respectivos tecidos também deve ser tida em conta o estilo de vida. Há ainda quem prefira os bancos de madeira compridos, ao natural, forradas a tecido ou uma combinação dos dois, que podem ser móveis (e facilmente arrumados debaixo da mesa, ideal para quem tem pouco espaço) ou ainda embutidos na parede para aproveitamento de espaço.



Os móveis de apoio criam importantes pontos de interesse e de organização. O aparador é essencial para organizar pratos e travessas, enquanto o armário/vitrina deve ser reservada aos copos e outras peças de vidro e cristal, até porque todos estes elementos são frágeis, e ainda, um carrinho de chá, que é um apoio excelente para convívios sentados onde parece nunca haver espaço suficiente na mesa, sendo ainda perfeito para servir de bar.



Um gigantesco tapete na sala de jantar pode diferenciá-la de outros ambientes na mesma divisão, tornar o espaço menos formal, pode proteger o chão, tornar o ambiente mais aconchegante e se tiver um padrão pode esconder eventuais nódoas; por outro lado, a ausência de tapete pode realçar um chão magnífico, conferir um certo glamour ao espaço e refrescar o ambiente... a escolha vai depender do seu estilo!

Dica
Uma sala de jantar é sempre majestosa e mágica, o que significa que não é necessário encher com muitas peças decorativas – bastam algumas, que podem ser substituídas periodicamente. Objectos de vidro, esculturas, garrafas de licor, peças menos usadas de um serviço de jantar antigo ou extravagante, velas, um arranjo floral no centro da mesa... juntamente com um ou mais quadros, de vida e de cor…

Nenhum comentário:

Postar um comentário