Em se tratando de cores, deve-se pensar, e muito bem em cores vibrantes, como amarelo-alaranjado, amarelo-esverdeado, mas pode-se optar, ainda, por tons azul-acinzentados... sem contar a cor preta, que alguns adolescentes adoram.
O piso ideal seria a madeira, pois facilita a limpeza e absorve alguns barulhos. O carpete, por sua vez, também é bom, mas cuidado quanto ao risco de alergias. A iluminação é um item muito importante e deve ser adequada ao ambiente, podendo ser direta e/ou indireta. Mais luz, quando se receber visitas no quarto, menos intensidade quando quiser um clima mais tranqüilo.
Quanto ao guarda-roupa, um modelo maior é mais recomendável, já que os adolescentes, em geral, gostam de guardar tudo que encontram... Entretanto, é bom ter cuidado para não entulhar o quarto... afinal, esse espaço é íntimo e reservado para o descanso.
Vale lembrar que, se necessário, convém reservar um bom local para estudo. Nichos podem ser muito úteis para guardar objetos, e criado-mudo ao lado da cama também. Se for o caso, pode-se aproveitar o espaço sob a cama, a fim de poder guardar materiais sem muito apego.
Cada quarto tem sua particularidade, o que não podemos esquecer é que o quarto é do filho e não dos pais, portanto, os gostos e necessidades devem atender ao adolescente.


