terça-feira, 18 de maio de 2010

Decore sua sala de jantar

Normalmente reservadas para ocasiões especiais, a formalidade das salas de jantar têm vindo a tornar-se mais casuais, mas sem perder o encanto de ser um dos locais mais especiais de uma casa... O ideal é que a sala de jantar seja propícia ao convívio, e para isso deve ser decorada com muita elegância e conforto.

O ponto central de uma sala de jantar é a sua mesa. Sua escolha deve ser ponderada... a dimensão da mesa deve ser sempre escolhida tendo em conta o espaço disponível: certifique-se que as pessoas sentadas terão espaço suficiente para as pernas, para se levantarem e circularem sem incomodar o restante convidados. Um dos modelos de mesa de jantar mais procuradas são as extensíveis, que crescem conforme a necessidade. Mas existem outras soluções, como a mesa redonda, que é a preferida para conversar e que suaviza uma sala muito rígida; uma pequena mesa quadrada, que é a melhor solução para um espaço apertado; e por fim, as mesas retangulares e compridas, que favorecem as salas retangulares.



Escolhida a mesa, é hora de escolher as cadeiras, e hoje vale tudo em torno da mesa de jantar. Desde um conjunto de cadeiras iguais, a cadeiras diferentes, passando por pequenos sofás ou mesmo cadeiras de um lado e um sofá do outro. A escolha dos respectivos tecidos também deve ser tida em conta o estilo de vida. Há ainda quem prefira os bancos de madeira compridos, ao natural, forradas a tecido ou uma combinação dos dois, que podem ser móveis (e facilmente arrumados debaixo da mesa, ideal para quem tem pouco espaço) ou ainda embutidos na parede para aproveitamento de espaço.



Os móveis de apoio criam importantes pontos de interesse e de organização. O aparador é essencial para organizar pratos e travessas, enquanto o armário/vitrina deve ser reservada aos copos e outras peças de vidro e cristal, até porque todos estes elementos são frágeis, e ainda, um carrinho de chá, que é um apoio excelente para convívios sentados onde parece nunca haver espaço suficiente na mesa, sendo ainda perfeito para servir de bar.



Um gigantesco tapete na sala de jantar pode diferenciá-la de outros ambientes na mesma divisão, tornar o espaço menos formal, pode proteger o chão, tornar o ambiente mais aconchegante e se tiver um padrão pode esconder eventuais nódoas; por outro lado, a ausência de tapete pode realçar um chão magnífico, conferir um certo glamour ao espaço e refrescar o ambiente... a escolha vai depender do seu estilo!

Dica
Uma sala de jantar é sempre majestosa e mágica, o que significa que não é necessário encher com muitas peças decorativas – bastam algumas, que podem ser substituídas periodicamente. Objectos de vidro, esculturas, garrafas de licor, peças menos usadas de um serviço de jantar antigo ou extravagante, velas, um arranjo floral no centro da mesa... juntamente com um ou mais quadros, de vida e de cor…

segunda-feira, 10 de maio de 2010

Como decorar uma sala de star

A decoração deve ser, acima de tudo, um reflexo de quem habita o espaço em questão, seguida de elevados padrões de conforto. Aliás, uma sala de estar tem de ser obrigatoriamente sinônima de comodidade, se não, quem é que vai querer estar lá?!

A sala é uma das mais frequentadas divisões da casa. Uma das primeiras decisões a tomar quando se decora uma sala é decidir os tons que vão dar personalidade a este espaço… O branco cria um efeito visual intenso e amplo, principalmente se também for aplicada nos sofás, móveis e outros elementos... combina com tudo! Se preferir outros tons, escolha cores versáteis – castanhos, beges, pretos – que ficam bem com quase todas as cores do arco-íris. Antes de comprar a tinta, pense se quer realmente pintar todas as paredes ou apenas uma... Considere as várias opções possíveis antes de pegar no pincel!

Para que a sala seja a sua cara, estabeleça algumas linhas orientadoras: pôr os olhos em algumas revistas de decoração pode ajudá-lo a definir um estilo com o qual se identifica. Dentro do ambiente que criou na sua cabeça não tenha medo das misturas! O sofá de 3 lugares não tem de ser igual aos sofás individuais, pode perfeitamente combiná-lo com dois poufs gigantes, uma chaise-lounge ou duas poltronas – tudo em cores ou padrões condizentes. Se as peças estiverem enquadradas no estilo, o conjunto vão acabar por se harmonizar.



Espaço
Independentemente se tem uma sala vazia à sua disposição ou se vai redecorar a existente, comece por definir o ponto central do espaço, ou seja, a partir de que elemento vai organizar a mobília. Pode ser um pilar, janelas amplas, a lareira ou a porta de acesso ao terraço.

Se a sua sala de estar for em forma de L, temos uma palavra de incentivo: ouse! Coloque o sofá na diagonal, integrando as restantes peças a partir daí; projete uma verdadeira sala de família ou sala multiusos ao criar pequenos espaços distintos. Agora, se sua sala for minúscula, não é o fim do mundo – tire o máximo partido desta “miniatura” ao colocar um espelho do chão ao teto ou uma mesa de vidro, ambas criam a ilusão de uma sala mais ampla.

Recantos recônditos podem ser aproveitados para embutir prateleiras (que nunca são demais!) ou para encaixar um móvel alto e estreito, que poderá guardar copos ou garrafas e servir de bar quando tiver convidados.



Sofás
A busca do sofá perfeito é muito difícil, não fosse este o rei da sala, também é sinônimo de elevado investimento! Então, para assegurar um sofá confortável e duradouro terá de passar a 5 testes:

•Estrutura – esta deve ser preferencialmente de madeira, tem de ser sólida e incluir pés; pode testar a sua robustez fazendo o seguinte: ao levantar uma das esquinas da parte da frente do sofá cerca de 15 cm, a outra perna da frente também tem de se levantar, se não aconteceu, a estrutura é demasiada frágil.

•Juntas – apenas são permitidas as de madeira ou metal, ou seja, nada de pregos, agrafos e colas.

•Molas – são imprescindíveis e devem estar juntas e bem apertadas, se quando se sentar ouvir um pequeno estalo que seja, esqueça!

•Enchimento – as melhores opções são a espuma de alta resistência que incorpora penas ou a espuma de poliuretano, para um maior conforto e para um sofá que não fique desfigurado em pouco tempo.

•Têxteis resistentes – o algodão e o linho são ótimos, mas são tecidos que ficam facilmente presos a tudo e mais alguma coisa; os sintéticos e micro fibras são uma boa opção e mais resistentes às nódoas que os anteriores; as fibras naturais e sintéticas poderão parecer velhas em pouco tempo; a lã e a pele são extremamente fortes, mas também são as mais caras; a seda é lindíssima mas muito frágil.



Móveis de apoio
A mesa de centro é uma das peças chaves de qualquer sala, dê especial atenção às seguintes características:

Tamanho e Forma – nem muito grande, nem muito pequena, a mesa do centro tem de ser proporcional ao espaço que a vai acolher; se for oblonga não deve ser maior do que metade do comprimento do sofá, com uma largura de 75 cm no máximo; a mesa quadrada está muito na moda e a rectangular não fica nada atrás, sendo que ambas devem ter um espaço livre de 80-90 cm entre o restante mobiliário para permitir a fácil circulação das pessoas; se o espaço disponível for mais apertado, uma mesa redonda (com um diâmetro de cerca de 90 cm) é uma boa solução. Independentemente do modelo escolhido, as mesas não devem ser mais altas do que o assento do seu sofá, ou seja, cerca de 50 cm, para conseguir um efeito horizontal linear.

Material – apesar da madeira ser, em termos de resistência e durabilidade, a escolha acertada, a verdade é que uma mesa de centro pode ser de qualquer material, desde alumínio, cobre e acrílico, a metal, vidro ou até uma porta antiga aproveitada!



Chão
Por vezes, andamos tão preocupados com o mobiliário, as paredes e as peças decorativas que não olhamos para baixo – para o chão! Para quem adora andar descalço, existem materiais sumptuosos para mimar os seus pés e até os chinelos. Se, por outro lado, não aprecia o barulho dos tacões e não vive sem um bom tapete a seus pés, tem muito por onde escolher.

Os tapetes sintéticos são econômicos, bons a disfarçar a sujidade e anti-água, mas de pouca duração; os de algodão são baratos e vão à máquina de lavar, mas mancham e descoloram facilmente; para um toque ecológico opte por tapetes de sisal, juta ou bambu; os tapetes de lã são extremamente resistentes e não espalmam com facilidade (basta passar o aspirador!), são os mais caros, mas também sobrevivem a décadas de pegadas!

Em termos de tamanho, um tapete muito grande pode “afogar” todo o aspecto da sala, enquanto um pequeno dará a impressão que “falta alguma coisa”. Para um estilo mais informal, coloque a mobília metade em cima do tapete, metade em cima do chão; para atingir um look mais formal, coloque a peça completamente sobre o tapete ou completamente sobre o chão.



Ilumine-se
A luz, natural e artificial, é essencial para criar o efeito desejado na sala de estar, a qualquer hora do dia ou da noite. Se delineou vários ambientes distintos, certifique-se que cada espaço tenha luz apropriada e suficiente. Para além de uma boa luminária de teto – para quando tiver a sala cheia – não dispense os abajus, de mesa ou de pé, que conferem ambientes mais intimistas. As velas também entram neste campo porque iluminam, o ambiente e o espírito!



Peças que dão vida
A partir de agora, o resto é consigo – dedique-se à procura e aquisição de peças únicas e pessoais para decorar a sala de estar. As combinações são inúmeras – livros, taças e jarras em vidro ou porcelana, quadros, estatuetas, peças de arte – o importante é não encher o espaço, nem fugir radicalmente ao estilo de cores escolhidas inicialmente.

As plantas ou um cesto bonito para acolher revistas têm ainda outro papel engraçado –esconder os fios da televisão, DVD, Playstation e sistema de som.
Aproveite uma peça decorativa grande – um prato, uma peça em estanho ou um cesto para juntar todos os controles que hoje são mais que muitos!
Acima de tudo, seja criativo e original – para um efeito surpresa, decore um canto com um objecto que tenha trazido de uma viagem ou recicle velhos objectos, adaptando-os à nova decoração.



Dicas
Ganhe um novo sofá, poltrona ou cadeira ao cobri-los com capas divertidas e coloridas. O mesmo aplica-se às mesas que podem ser vestidas ou despidas com toalhas diferentes, conforme a inspiração! Se não for adepto das capas, escolha um tecido e mande estofar os seus velhinhos sofás – ficará sempre mais em conta do que comprar um novo!

Não se esqueça das almofadas e das mantas para um apontamento extra-confortável. Objectos de puro deleite são, ainda por cima, econômicos, o que significa que pode renová-los frequentemente. As almofadas têm ainda outra mais-valia – tendo as bases, só tem de adquirir as fronhas para mudar o look sempre que quiser.

As cortinas completam qualquer ambiente e, corridas ou abertas, criam o ambiente que quiser associar ao seu estado de espírito do momento.

terça-feira, 4 de maio de 2010

Como ganhar espaço em ambientes pequenos

Mesmo a mais organizada das pessoas tem cada vez mais dificuldade de organizar seus objetos nos apartamentos minúsculos que costumamos ver hoje em dia.

De acordo com pesquisa realizada com donas de casa, foi constatado que quanto maior o nível de bagunça inicial maior é o espaço extra obtido após a organização. Em média, é possível conseguir até 30% de espaço extra em armários e interiores com alguma criatividade, planejamento e organização.

Abaixo, algumas dicas para driblar a falta de espaço.

Mesa de canto - pode ser substituída por um baú, unindo finalidades. Esse mesmo baú pode ainda ser disfarçado de pufe forrando sua tampa para ser também utilizado como assento extra.



Aparador - podem comportar embaixo o bufê para guardar copos, pratos etc.



Camas - sempre com gavetões. Para ganhar ainda mais espaço no quarto, elimine a cabeceira da cama.



Bancada do banheiro - tem que comportar um espaço para guardar produtos de higiene e outros objetos, poderá ser usada também, por exemplo, como penteadeira.



Corredor – instale prateleiras para guardar livros e cds, ou até um bar suspenso para copos e bebidas. Em corredores de acesso ao closet você pode até usar ganchos especiais com espaço extra para objetos.



Cantos – pesquise móveis e acessórios com design próprio para otimização desse espaço, geralmente em formato triangular.



Escada - uma idéia diferente é aproveitar o espaço debaixo da escada.



Portas – Use e abuse das partes internas das portas dos armários de cozinha, guarda-roupa, banheiro e onde mais precisar de espaço. Instale ganchos, suportes e porta-objetos específicos para essa função.



Dica
Roupas fora de uso - guarde roupas de outra estação ou roupa de cama reserva dentro de malas. Para ganhar ainda de 3 a 5 vezes mais espaço na mala, utilize um saco de fechamento a vácuo que reduz radicalmente o volume das suas roupas.