quinta-feira, 17 de junho de 2010

Decorando um quarto de casal...

Onde começar. Decorar um quarto de casal deve ser um projecto a dois… Comecem por tentar descobrir o tipo de quarto que querem: minimalista, romântico, contemporâneo ou clássico. Procurem a resposta ao visitarem várias lojas de mobiliário e decoração ou até feiras da especialidade. Estes locais apresentam várias mais-valias, sendo o principa,l poder ver ao vivo e bem de perto, vários quartos modelos, numa enorme parede de cores e com todos os pormenores decorativos. Façam tudo com calma e considerem sempre mais que uma opção, sem esquecer as revistas, os livros e os sites dedicados à arte de decorar.

O essencial. Decidir o mobiliário – para além da cama, há que contemplar as mesas-de-cabeceira, a cômoda, um camiseiro ou dois – depende, em grande parte, da dimensão do quarto e da optimização do espaço que vão conseguir. Ou seja, um quarto estreito pode não ter espaço para uma cômoda de grandes proporções, mas pode encaixar, na perfeição, dois camiseiros altos e esguios. Nesta altura, é necessário tirar muitas medidas, fazer desenhos no papel e até simulações no próprio quarto. Por fim, invistam num bom colchão – a qualidade do vosso descanso vai depender disso!

Cores para a alma. Segue-se a escolha das cores (não mais de três) que, para além de combinarem na perfeição com a mobília, vão pintar o vosso quarto – literalmente nas paredes – e ainda aquelas que vão emprestar pequenos apontamentos coloridos. O ideal é optar por uma parede neutra, de fácil conjugação com outras cores no caso de aqui a algum tempo quererem dar uma lufada de ar fresco ao vosso quarto. Algumas sugestões incluem: os dourados para um tom clássico, os prateados para um look futurista, o branco para um ambiente clean e minimalista, o preto para um quarto elegante e sofisticado, o azul para uma frescura invejável, ou podem ainda marcar a diferença com uma cor quente como o vermelho ou o laranja.

Aconchego para o corpo. Igualmente importante são os têxteis que vão envolver todo o espaço, começando pela decoração das janelas para um aconchego e privacidade máxima. Depois, há que decidir se vão ou não cobrir o chão: se sim, vão optar por dois tapetes de cada lado da cama, vão acrescentar um terceiro aos seus pés ou vão optar por uma única carpete de grandes dimensões e sobre a qual vai assentar a cama? Não há nada como nos deitarmos numa cama com lençóis lavados, suaves e perfumados, por isso, dê especial atenção à roupa de cama: para além dos habituais jogos de algodão ou flanela, invista em lençóis de seda ou de caxemira para noites especialmente românticas! Um bom edredon é essencial e uma capa reversível permite vestir a cama conforme o seu estado de espírito. Complete o visual com almofadas confortáveis e uma manta fofinha aos pés da cama.

Corações iluminados. Um dos elementos mais importantes num quarto de casal é a iluminação – que deve ser sempre suave e agradável. Uma luminária de teto é prático e indispensável, mas são os abajus das mesas-de-cabeceira que vão conferir a este espaço um ambiente recatado e longe de tudo: certifique-se que os seus interruptores são fáceis de operar e que não estão muito longe, que os abajus não são muito altos ou demasiado baixos e que não tenha de sair da cama para desligar qualquer que seja a luz. Se gostarem de ler na cama, os abajus devem ter uma abertura maior em baixo, para concentrar a luz na zona da cama e, consequentemente dos livros; se a leitura não faz parte do vosso ritual noturno, podem optar por abajus com uma maior abertura no topo, dispersando assim a iluminação por todo o quarto.

Paredes que falam. Deixe que as paredes do vosso quarto falem… Seja com tinta ou papel a cobrir uma ou todas as paredes, a verdade é que o quarto vai ganhar logo outra personalidade, tornando-o único. Se não se querem “prender” a uma única cor ou padrão, as paredes podem ainda ganhar vida com obras de arte – quadros pintados por vocês, de artistas conhecidos, fotografias artísticas ou familiares – conjuguem conforme o espaço pensado. Se preferirem, podem ainda utilizar o espaço das paredes para montar prateleiras ou colocar uma estante até ao teto para guardarem livros ou relíquias das vossas viagens. Um espelho – retangular, quadrado, oval, redondo, com ou sem moldura, pendurado ou pousado – fica sempre bem e vai automaticamente fazer com que qualquer quarto pareça maior.

Lugares sentados. Guarde a cama especialmente para vocês, protegendo-a contra tudo e todos ao munir o vosso quarto de lugares sentados alternativos. Um banco debaixo da janela ou aos pés da cama, duas poltronas ou uma chaise-longue são um convite para uma boa conversa no final do dia enquanto trocam de roupa, um espaço para ler, para estar com os filhos ou simplesmente pousar a roupa que vai vestir no outro dia. Para além da sua funcionalidade extrema, os lugares sentados criam um recanto agradável e de descanso em qualquer quarto.

Um toque de romance. Para assegurar a presença contínua de um ambiente romântico, mantenham a restante decoração do quarto simples e organizada: várias velas, caixas de madeira para guardar relógios e bijouteria, esculturas de linhas retas e livros são mais que suficientes. Se conseguirem resistir à tentação, não coloquem uma televisão no quarto (será uma grande distração e por vezes motivo de discussão se um quer dormir e o outro quer ver as notícias da meia-noite!), optando antes por um pequeno sistema de som para ouvirem música tranquila antes de fecharem os olhos. Em ambos os casos, estes equipamentos devem poder ser “escondidos” sempre que necessário . No caso de existirem crianças, certifique-se que a porta do quarto possa ser trancada e ensine a criançada a bater antes de entrar.





terça-feira, 1 de junho de 2010

Como organizar uma cozinha



ESPAÇO

Geladeira, pia e fogão

A geladeira, a pia e o fogão devem estar próximos, de modo que os alimentos possam ser rapidamente transportados de um lugar para o outro durante e após a arrumação.
Mas, leve em conta que os eletrodomésticos geradores de calor não devem ter contato com geladeiras e freezers para economizar energia.

Armário
Se você gosta do visual de seu armário e não pensa em mudar, existe a possibilidade de se fazer uma reforma interna, pedindo a instalação de gavetões para as panelas e divisórias específicas para as demais categorias de utensílios.
Além disso, pode-se modificar a altura do móvel, que preferivelmente deve se estender do chão até o teto, evitando acúmulo de poeira nas extremidades superior e inferior.
Se a madeira for muito fina, restringindo as possibilidades de modificação, pode-se simplesmente utilizar caixas transparentes de PVC para as panelas e organizadores para os talheres.

Microondas
Se há pouco espaço considere a idéia de embutir o forno microondas.
Você pode ainda instalá-lo em um suporte corrediço com gavetas ou prateleiras que acomodariam objetos como livros de culinária, medidores, abridores de lata e garrafa e saca rolhas.

Mesa
Se a sua cozinha é também o lugar onde acontecem as refeições, providencie - especialmente para ambientes pequenos - mesas acopladas à parede ou aos armários, de modo que possam ser recolhidas após o uso.
Uma mesa de qualquer modelo, bem como um armário feito com a ajuda de um arquiteto e um marceneiro podem ser o melhor caminho para a organização, já que esses móveis terão o espaço adequado e serão divididos de acordo com as quantidades de peças presentes na cozinha do cliente.

Botijão de gás
Durante a arrumação da cozinha, lembre-se de reservar um local arejado para os botijões de gás para garantir maior segurança aos moradores no caso de vazamento.


ARRUMAÇÃO

Talheres

Utensílios como talheres e até mesmo temperos devem estar sempre perto do fogão, de preferência em gaveteiros com divisórias adequadas para cada objeto.

Louças
Não deixe a louça acumular na pia. Se der preguiça de lavar tudo em seguida, jogue todo o resto de comida fora e coloque os pratos e talheres dentro da pia. Encha-a de água e detergente. Isso evita o mau cheiro no dia seguinte.

Utensílios
Os utensílios devem estar próximos de onde são usados.
Avalie o espaço que tem de armários, paredes e teto e utilize esse potencial. Disponha em pontos da parede próximos ao fogão e a pia, ganchos que recebam panelas e utensílios, assim eles podem ser localizados rapidamente. Instale prateleiras onde outros utensílios podem ser colocados.

Potes
Potes de plástico não são os mais adequados, por concentrarem muita gordura.
Prefira os potes de vidro, que desengorduram com um pouco de água quente e detergente e são mais higiênicos.

Pano de prato
Reserve um pano só para secar a louça e outro só para enxugar as mãos.

Armários
Separe o que mais usa daquelas coisas que só vão à mesa em ocasiões especiais, evitando o trabalho de tirar um monte de coisas para pegar o que está embaixo. Além disso, armário em que se mexe demais precisa ser limpo uma vez por semana.

Despensa
Organize por fileiras.
Faça uma carreira só com caixas de leite, outra de sabão em pó, água sanitária e assim por diante.
Separe o material de limpeza dos comestíveis. Isso ajuda na hora de fazer a lista de compras e também auxilia a localizar rapidamente os produtos.

Pia
O local da barra do sabão deve estar sempre seco.
A palha de aço, depois de usada e enxaguada, deve ficar guardada ensaboada.
Sabe aquele paninho da pia? Jamais o deixe todo dobrado. Ele precisa estar sempre estendido, o que evita que ele se torne local ideal para mais bactérias.

Geladeira
Deve ser limpa toda semana com pano molhado e álcool.
Para evitar um cheiro desagradável na sua geladeira, coloque um pedaço de carvão dentro dela.
Antes de irem para a geladeira, as compras precisam de um bom banho de água e sabão.
As verduras são as únicas que escapam. Devem ser guardadas do jeito que chegam do mercado.