quinta-feira, 24 de março de 2011

Decoração de quarto de bebê

Qual mãe não gostaria de preparar um lindo quarto para o nenê que chega ao mundo? Mas cuidado para não exagerar na extravagância. O bebê precisa sim de um ambiente aconchegante, e não um lugar cheio de cores.

Alguns pontos devem ser observados na hora de decorar um quarto. Primordialmente, o bebê necessita de um ambiente tranqüilo, especialmente nos primeiros meses, para lhe assegurar proteção de ruídos e de aberturas repentinas de portas e janelas.

Em segundo lugar, a área reservada ao recém-nascido deve ser de fácil acesso, para atender o bebê com rapidez quando necessitar. Uma boa opção para começar a decoração do quarto é planejando a distribuição dos móveis. Todos os móveis devem ser práticos e revestidos com materiais laváveis e resistentes, independente do estilo escolhido.

O acúmulo de poeira é outro ponto ao qual os pais devem estar atentos. Para garantir a saúde da criança, mantenha-a livre da poeira que provoca doenças respiratórias. Substitua bichos de pelúcia pelos de pano, que têm o mesmo apelo visual e são simples de lavar.

Opte por persianas de PVC em vez de cortinas de tecido, que acumulam pó. No chão, pisos de vinil e tapetes de borracha colorida, de manutenção simples, são ideais. Revestimentos de tecido nas paredes são difíceis de limpar e despertam alergias.

Evite ventiladores e ar condicionado. Em casos de calor extremo, use ventiladores de teto na função exaustor. Coloque telas na janela para evitar insetos. O ambiente deve ser arejado e, de preferência, receber o sol da manhã. Assim, a criança terá noção da noite e do dia. Caso não seja possível, coloque uma luz no ambiente e a mantenha acesa durante o dia.

Confira algumas dicas que podem ser de bastante utilidade:

- Poltronas podem ser de abrir transformando-se numa cama auxiliar, muito útil no caso de quartos para bebês. É importante acostumá-los em seu próprio quarto. Se você for dormir lá nos primeiros meses ficará mais fácil sair do quarto da criança, que estará ambientada. Claro que isso não é uma regra.

- Encostar a cama numa das paredes laterais, libera o meio do quarto e possibilita o movimento.

- Equipamentos de som são interessantes neste cômodo, pois a música pode servir para marcar a hora do banho, do sono, do passeio, isso é muito importante para as mães se comunicarem com os bebês, que assim ficam sabendo a próxima atividade que será executada.

- Cores mais suaves que não agitam tanto as crianças, e são muito úteis na hora das brincadeiras tranqüilas, que diminuem o ritmo antes de dormir. Dimers regulam a intensidade de luz, já que luminosidade é outro item importante.

- Espelhos estimulam o desenvolvimento, pois a criança observa sua
movimentação, a fala e gestos; use-os colados na parede para eliminar riscos de quebra.