segunda-feira, 10 de maio de 2010

Como decorar uma sala de star

A decoração deve ser, acima de tudo, um reflexo de quem habita o espaço em questão, seguida de elevados padrões de conforto. Aliás, uma sala de estar tem de ser obrigatoriamente sinônima de comodidade, se não, quem é que vai querer estar lá?!

A sala é uma das mais frequentadas divisões da casa. Uma das primeiras decisões a tomar quando se decora uma sala é decidir os tons que vão dar personalidade a este espaço… O branco cria um efeito visual intenso e amplo, principalmente se também for aplicada nos sofás, móveis e outros elementos... combina com tudo! Se preferir outros tons, escolha cores versáteis – castanhos, beges, pretos – que ficam bem com quase todas as cores do arco-íris. Antes de comprar a tinta, pense se quer realmente pintar todas as paredes ou apenas uma... Considere as várias opções possíveis antes de pegar no pincel!

Para que a sala seja a sua cara, estabeleça algumas linhas orientadoras: pôr os olhos em algumas revistas de decoração pode ajudá-lo a definir um estilo com o qual se identifica. Dentro do ambiente que criou na sua cabeça não tenha medo das misturas! O sofá de 3 lugares não tem de ser igual aos sofás individuais, pode perfeitamente combiná-lo com dois poufs gigantes, uma chaise-lounge ou duas poltronas – tudo em cores ou padrões condizentes. Se as peças estiverem enquadradas no estilo, o conjunto vão acabar por se harmonizar.



Espaço
Independentemente se tem uma sala vazia à sua disposição ou se vai redecorar a existente, comece por definir o ponto central do espaço, ou seja, a partir de que elemento vai organizar a mobília. Pode ser um pilar, janelas amplas, a lareira ou a porta de acesso ao terraço.

Se a sua sala de estar for em forma de L, temos uma palavra de incentivo: ouse! Coloque o sofá na diagonal, integrando as restantes peças a partir daí; projete uma verdadeira sala de família ou sala multiusos ao criar pequenos espaços distintos. Agora, se sua sala for minúscula, não é o fim do mundo – tire o máximo partido desta “miniatura” ao colocar um espelho do chão ao teto ou uma mesa de vidro, ambas criam a ilusão de uma sala mais ampla.

Recantos recônditos podem ser aproveitados para embutir prateleiras (que nunca são demais!) ou para encaixar um móvel alto e estreito, que poderá guardar copos ou garrafas e servir de bar quando tiver convidados.



Sofás
A busca do sofá perfeito é muito difícil, não fosse este o rei da sala, também é sinônimo de elevado investimento! Então, para assegurar um sofá confortável e duradouro terá de passar a 5 testes:

•Estrutura – esta deve ser preferencialmente de madeira, tem de ser sólida e incluir pés; pode testar a sua robustez fazendo o seguinte: ao levantar uma das esquinas da parte da frente do sofá cerca de 15 cm, a outra perna da frente também tem de se levantar, se não aconteceu, a estrutura é demasiada frágil.

•Juntas – apenas são permitidas as de madeira ou metal, ou seja, nada de pregos, agrafos e colas.

•Molas – são imprescindíveis e devem estar juntas e bem apertadas, se quando se sentar ouvir um pequeno estalo que seja, esqueça!

•Enchimento – as melhores opções são a espuma de alta resistência que incorpora penas ou a espuma de poliuretano, para um maior conforto e para um sofá que não fique desfigurado em pouco tempo.

•Têxteis resistentes – o algodão e o linho são ótimos, mas são tecidos que ficam facilmente presos a tudo e mais alguma coisa; os sintéticos e micro fibras são uma boa opção e mais resistentes às nódoas que os anteriores; as fibras naturais e sintéticas poderão parecer velhas em pouco tempo; a lã e a pele são extremamente fortes, mas também são as mais caras; a seda é lindíssima mas muito frágil.



Móveis de apoio
A mesa de centro é uma das peças chaves de qualquer sala, dê especial atenção às seguintes características:

Tamanho e Forma – nem muito grande, nem muito pequena, a mesa do centro tem de ser proporcional ao espaço que a vai acolher; se for oblonga não deve ser maior do que metade do comprimento do sofá, com uma largura de 75 cm no máximo; a mesa quadrada está muito na moda e a rectangular não fica nada atrás, sendo que ambas devem ter um espaço livre de 80-90 cm entre o restante mobiliário para permitir a fácil circulação das pessoas; se o espaço disponível for mais apertado, uma mesa redonda (com um diâmetro de cerca de 90 cm) é uma boa solução. Independentemente do modelo escolhido, as mesas não devem ser mais altas do que o assento do seu sofá, ou seja, cerca de 50 cm, para conseguir um efeito horizontal linear.

Material – apesar da madeira ser, em termos de resistência e durabilidade, a escolha acertada, a verdade é que uma mesa de centro pode ser de qualquer material, desde alumínio, cobre e acrílico, a metal, vidro ou até uma porta antiga aproveitada!



Chão
Por vezes, andamos tão preocupados com o mobiliário, as paredes e as peças decorativas que não olhamos para baixo – para o chão! Para quem adora andar descalço, existem materiais sumptuosos para mimar os seus pés e até os chinelos. Se, por outro lado, não aprecia o barulho dos tacões e não vive sem um bom tapete a seus pés, tem muito por onde escolher.

Os tapetes sintéticos são econômicos, bons a disfarçar a sujidade e anti-água, mas de pouca duração; os de algodão são baratos e vão à máquina de lavar, mas mancham e descoloram facilmente; para um toque ecológico opte por tapetes de sisal, juta ou bambu; os tapetes de lã são extremamente resistentes e não espalmam com facilidade (basta passar o aspirador!), são os mais caros, mas também sobrevivem a décadas de pegadas!

Em termos de tamanho, um tapete muito grande pode “afogar” todo o aspecto da sala, enquanto um pequeno dará a impressão que “falta alguma coisa”. Para um estilo mais informal, coloque a mobília metade em cima do tapete, metade em cima do chão; para atingir um look mais formal, coloque a peça completamente sobre o tapete ou completamente sobre o chão.



Ilumine-se
A luz, natural e artificial, é essencial para criar o efeito desejado na sala de estar, a qualquer hora do dia ou da noite. Se delineou vários ambientes distintos, certifique-se que cada espaço tenha luz apropriada e suficiente. Para além de uma boa luminária de teto – para quando tiver a sala cheia – não dispense os abajus, de mesa ou de pé, que conferem ambientes mais intimistas. As velas também entram neste campo porque iluminam, o ambiente e o espírito!



Peças que dão vida
A partir de agora, o resto é consigo – dedique-se à procura e aquisição de peças únicas e pessoais para decorar a sala de estar. As combinações são inúmeras – livros, taças e jarras em vidro ou porcelana, quadros, estatuetas, peças de arte – o importante é não encher o espaço, nem fugir radicalmente ao estilo de cores escolhidas inicialmente.

As plantas ou um cesto bonito para acolher revistas têm ainda outro papel engraçado –esconder os fios da televisão, DVD, Playstation e sistema de som.
Aproveite uma peça decorativa grande – um prato, uma peça em estanho ou um cesto para juntar todos os controles que hoje são mais que muitos!
Acima de tudo, seja criativo e original – para um efeito surpresa, decore um canto com um objecto que tenha trazido de uma viagem ou recicle velhos objectos, adaptando-os à nova decoração.



Dicas
Ganhe um novo sofá, poltrona ou cadeira ao cobri-los com capas divertidas e coloridas. O mesmo aplica-se às mesas que podem ser vestidas ou despidas com toalhas diferentes, conforme a inspiração! Se não for adepto das capas, escolha um tecido e mande estofar os seus velhinhos sofás – ficará sempre mais em conta do que comprar um novo!

Não se esqueça das almofadas e das mantas para um apontamento extra-confortável. Objectos de puro deleite são, ainda por cima, econômicos, o que significa que pode renová-los frequentemente. As almofadas têm ainda outra mais-valia – tendo as bases, só tem de adquirir as fronhas para mudar o look sempre que quiser.

As cortinas completam qualquer ambiente e, corridas ou abertas, criam o ambiente que quiser associar ao seu estado de espírito do momento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário